sábado, outubro 27, 2007

Brinquedos para colecionar ou arte para brincar?!


Não sei se muitos de vocês estariam familiarizados com o termo vinyl toys!?

Para os que não estão eu explico, de forma sucinta não são mais que figuras coleccionaveis, muitas vezes de edições limitadas, de peças desenhadas por artistas expecificos, cujo suporte é uma base figurada de vinil... o que leva a duas conclusões básicas, "brinquedos de vinil" ou obras de arte coleccionaveis"... Se eu disser que seriam um misto suavizaria os conflitos!? E se disser "peças de design"?!?


Bem, seja como for, se pensarmos bem acho que todos nós já tivemos uns poucos com as nossas personagens favoritas ou desconhecidas de todo, mas tem-se tornado algo independente estes últimos anos com os movimentos como a street culture. O Dunny talvez seja o exemplo mais marcante do movimento, seguido de muito perto por muitos outros.

Pessoalmente acho muitos deles bastante engraçados, são uma forma de apresentar trabalhos gráficos e há os que chegam ao ponto de serem mesmo desejáveis havendo mesmo quem vos compre um modelo especifico por largos euros, daí não ser realmente um salto assim tão grande atribuir a estes artigos verdadeiramente coleccionaveis estatuto de verdadeiras obras de arte...
No fundo não são assim tão diferentes da numismática ou da filatelia. Cada um estabelece o que realmente quer coleccionar, todos, um por outros ou uns quantos em particular, mesmo que sejam completamente dispares.

No entanto dou-vos alguns exemplos das linhas que actualmente dominam o mercado para que se possam por ao corrente, como a Kidrobot ou a Toy2R. Mas alerto-vos para que não são, nem de perto, as únicas...
Espreitem ainda sites como Vinyl Abuse, Vinyl toy Network ou ainda My Plastic Heart para mais informação.


Cheers.

Sem comentários: