sábado, novembro 03, 2007

Fleming, Ian Fleming... E o factor Bond.


Estou a escrever esta entrada enquanto está a passar na televisão uma das sequelas do mítico agente do MI6, The World is not Enought mais concretamente.

Pessoalmente sou um aficionado das obras de Fleming e respectivas adaptações cinematográficas, muitos criticam que Bond é o pior agente secreto que o mundo já viu, eu digo que é um fenómeno em vários aspectos...

Para começar tem todos os ingredientes para ser mais que atractivo aos homens, tem gadgets muitas vezes facultadas pelo Q, tem estilo, tudo quanto é luxo, as ultimas novidade no mercado, a profissão dele não é só salvar o dia e o mundo como ainda pode dar o que em bom português se chama de "um arraial de porrada", com a permissão de Sua Majestade e ainda as, tão míticas como ele, Bond-girls.

Quanto ao publico feminino, o mundo em que o agente secreto se move é bastante narcisista e talvez ainda mais machista, contudo muitas admitem que o charme transmitido pela personagem (ou pelo actor que a interpreta) consegue ultrapassar os restantes pontos negativos.

O mais fantástico talvez seja mesmo o próprio ambiente, muitos n se apercebem, ou talvez o façam, mas apesar de ter as ultimas vanguardas presentes ( como a exposição Human Bodies ou a longa cena de Parkour, presentes em Casino Royale), a verdade é que o ambiente é sempre em torno do anos 60. Algo que em si dá a tudo um sabor muito particular.

Pessoalmente acho que o verdadeiro Bond reside ainda e sempre em Sean Connery, contudo tenho de assumir que Daniel Craig até esteve bastante bem como novo Bond. Não é melhor ou pior, é diferente!!! A cor do cabelo não tem nada a ver?!? Mas isso interessa mesmo? Além de que se pensar-mos bem no assunto, se não fosse toda esta polémica criada em torno das sucessões para o papel principal temo que o agente 007 continua-se oculto nas sombras em que descaiu nos últimos anos.

Por tudo isto e mais, Bond continua a ser um marco no cinema, e Fleming ainda pode vir a ser um novo bestseller, eventualmente. Leiam, vejam filmes, mas leiam... Ainda me assusta que a maioria das pessoas pensem que é a maioria dos filmes que dão livros e não o contrario.

Cheers!

Sem comentários: