sexta-feira, outubro 26, 2007

Para um feriado negro melhor.

Há quem adore o Natal, há quem não dispense a Páscoa... Eu não passo sem o Halloween!!!


Apesar do que tentem vender por aí, é antes de mais um "feriado" europeu, possivelmente tão ou mais antigo que os anteriores e não mais uma festividade saída do pseudo-modo-de-vida importado dos EUA.


Sim, muita festa, muito concerto, muita folia, mas na realidade não há nada como um espaço sossegado como a nossa casa decorada a rigor com uns livros e filmes para essa noite.
A mim os clássicos sabem-me sempre melhor, apesar de algumas novidades serem necessárias, doces e snacks são presença mais que obrigatória.
Portanto, decidi fazer uma curta entrada baseada no que creio poder aconselhar para essa noite.


Visto o Horror ser o género predominante começo por sugerir o filme The Fearless Vampire Killers or: Pardon me, but your Theet are in my Neck. (comédia negra) de Pollansky, o Nosferatu de Murnau, para os que gostam de mais acção, o The Crow (recomendo apenas o primeiro da série, quando muito o segundo, a partir de então não são dignos de grande nota), ou o Filme Scare Crows. Para os que gostam de animação recomendo o recente Corpse Bride de Tim Burton, guardem o Nightmare Before Chritsmas para a noite de natal este ano, só para ser diferente, e verão que o filme funciona tão bem numa altura como noutra.



Em termos literários, e seguindo a mesma linha, recomendo mestres do género como Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft, A. Connan Doyle (sim, Sherlock Holmes cai muito bem nesta altura do ano), ou procurem ainda ler Anderson ou Grimm no original!!! Eu já reli contos que são lidos às crianças e acreditem que conseguem ser bastante perturbantes, sádicos, violentos e mesmo sarcásticos na sua versão original... A Disney teve algumas boas razoes para filtrar e censurar muita coisa.


Eu pessoalmente ando com alguma vontade de rever obras com o mítico Vincent L. Price jr, agora só me resta escolher qual das pérolas ver...



Ainda têm 4 dias para fazer as vossas escolhas em todo o caso.

Cheers.

Sem comentários: